top of page

UM COMPROMISSO EDITORIAL E SOCIAL COM AS HUMANIDADES, A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO.

AKHAD nasceu na cidade de São Paulo, após a pandemia de Covid-19, com a proposta de ser uma editora independente, moderna e diferenciada, dedicada à difusão de saberes produzidos dentro e fora da Academia.

O nome é uma referência ao personagem de um romance do escritor britânico Lawrence Durrell (além de remeter a “Academia”).

Prezamos pela independência e autenticidade em nosso trabalho editorial, alheio a modas literárias e vieses ideológicos. Apostamos no conhecimento e no pensamento crítico, acima de todos os dogmas, como instrumentos de emancipação e humanização.

Somos uma editora moderna e progressista que promove os valores democráticos, cosmopolitas e universalistas do Iluminismo. Confiamos na ciência contra o obscurantismo que recrudesce nos dias de hoje. Conhecimento que liberta e eleva. 

Há diferenças que dão na mesma. Somos uma editora comprometida em fazer a diferença, especialmente para quem mais nos importa: novos autores, talentosos e sonhadores, que querem publicar seus livros de forma acessível, criativa e zelosa. Levar bons livros ao encontro de bons leitores.

«Per diletto»: paixão e profissionalismo

O espírito de diletantismo não é incompatível com o espírito de seriedade e o senso de profissionalismo. Muito pelo contrário.

“Diletante” significa amante, quem faz o que faz por amor, prazer, deleite (per diletto em italiano).

É quando se injeta paixão no trabalho que os frutos têm mais vigor e consistência, brilhando e destacando-se, diferenciando-se de meros produtos do cálculo e da técnica. 

Profissionalismo e seriedade são o mínimo esperado. Além disso, é preciso trabalhar com amor, fazer da paixão uma ética de trabalho.

O diletantismo como forma superior de profissionalismo.

image.png

«Um bom livro é como um amigo: você nunca está sozinho»

Aliando o sonho de ser um editor à paixão pelas Letras, Rodrigo Inácio Ribeiro Sá Menezes criou, em janeiro de 2023, a Akhad Editorial.

Em um país em pleno desenvolvimento cultural e educacional, a Akhad tem um compromisso editorial e social com as humanidades, a ciência e a educação, com vistas à emancipação pelo conhecimento.

Rodrigo Menezes é formado em Comunicação Social (Publicidade & Propaganda) pela FAAP. Também é bacharel em Filosofia, mestre em Ciências da Religião e doutor em Filosofia pela PUC-SP. Blogueiro desde 2010, pesquisador independente, escritor, tradutor e editor.

Antes de dedicar-se aos livros, trabalhou como redator em agências de publicidade e como professor de idiomas. Também tem experiência de quase 10 anos como tutor acadêmico de EAD.

Buscando aplicar na prática os conhecimentos acumulados em sua formação acadêmica e em sua experiência profissional, Rodrigo se tornou um editor de livros para fazer o que mais gosta e o que melhor sabe fazer.

CONSELHO EDITORIAL

Judite Maria Zamith-Cruz (Universidade do Minho, Portugal)

Karla Roberta Brandão de Oliveira (URCA, Brasil)

Sonia Regina Albano de Lima (UNESP, Brasil)

Márcia Pessoa Dal Bello (FUNDARTE, Brasil)

Márcio Guedes Correa (Universidade Benhoblô de Guiné-Bissau,
Centro Universitário Ítalo-Brasileiro)

bottom of page